Oi pessoal!

Hoje quero falar sobre um aspecto importante da saúde muitas vezes negligenciado: o sono! ??

O sono desempenha um papel vital na saúde mental e bem-estar, realizando uma série de processos de reparação e regeneração que são cruciais para a manutenção de um equilíbrio físico e emocional saudável. Por essa razão, a privação do sono pode levar a uma série de problemas de saúde mental.

É indicado que adultos durmam entre 7 e 9 horas por dia. Dormir o suficiente pode ajudar a melhorar o humor, aumentar a capacidade de lidar com o estresse e reduzir sintomas de ansiedade e depressão. O sono também ajuda a melhorar a memória, a capacidade de concentração e a tomada de decisão.

Alguns sinais comuns de privação de sono: Sonolência diurna; Impulsividade e reatividade; Irritabilidade ou mau humor; Desmotivação; Ansiedade; Problemas de memória, concentração e de aprendizagem; Alterações de apetite com desejo por alimentos ricos em açúcar e gordura.

Algo simples e que todos podem fazer, seria a higiene do sono, que se refere a práticas saudáveis ​​que ajudam a promover uma boa qualidade do sono, possibilitando uma vida mais saudável e produtiva.Você pode fazer a higiene do sono seguindo as dicas abaixo:

  • Buscar manter uma rotina de horários para ir dormir e acordar.
  • A luz é um dos fatores mais importantes que influenciam a qualidade do sono. A exposição à luz pode interferir no ciclo circadiano, o que pode levar a dificuldades para adormecer, sono fragmentado e até insônia.

A noite opte por luzes com tonalidades quentes, com baixa intensidade e indiretas, evite usar luzes brancas e intensas, evite telas com brilho intenso e opte por usar filtros de luz azul nos dispositivos.

  • Exponha-se à luz natural, especialmente pela manhã logo ao acordar. É importante, pois a exposição a ela ajuda a manter um ritmo circadiano saudável.
  • Evite o uso do quarto para atividades que não estejam relacionadas ao sono. Quando o usamos para outras atividades, o cérebro associa este ambiente com atividades não relacionadas ao sono, o que pode tornar mais difícil adormecer e permanecer dormindo.
  • Não consuma cafeína a partir da meia tarde.
  • Faça sua última refeição cerca de 2 a 3 horas antes de dormir.

 

Espero que tenham gostado, e que as informações trazidas possam ajudar de alguma forma a todos!